« Algures ...... era uma vez um blog. | Entrada | O que importa é fazer vista »

agosto 31, 2005

Alegre desiludiu-me

Por: Daniel Arruda

Ainda não comecei e já me estou a arrepender de escrever esta posta. Estou danado com o Manuel Alegre. Alegre provou que o sentido partidário e dos interesses é superior ao da nação. Teve medo. Coisa que um poeta não deve nem pode ter. Tinha esperanças que aquela fosse uma candidatura á esquerda para ganhar, já que a outra, a do Jerónimo de Sousa, não me parece que vá tão longe. Não quero dizer com isto que uma candidatura do meu partido não seja bem vinda, mas eu ficava aliviado em poder abdicar em favor do Manuel Alegre, ou pelo menos saber que na 2ª volta não teria de fazer uma coisa que nunca fiz. Votar nulo. Mas tudo isso parece que vai agora acontecer.

Mas Manuel Alegre desiludiu-me mais ao acusar o PCP e o BE de terem um acordo em favor de Mário Soares. Não me quero acreditar nisso. O PCP que faça o que quiser, mas o BE já me diz respeito. Não me passa pela cabeça que neste cenário o BE vá apoiar um candidato que não seja de esquerda. Perante este cenário de candidaturas o BE ou vai a votos com um candidato próprio ou apoia o Jerónimo o que me parece outra aberração e depois na segunda volta dá liberdade de voto aos seus militantes (no sentido de não emitir orientação).

Recuso-me a votar á direita seja ela Soares ou Cavaco. Quero ter hipótese de ver as propostas políticas que defendo discutidas nesta campanha e sujeitas ao voto popular. Minoritário. Pode ser. Mas com cabeça erguida e sem sapos no estomago.

Publicado por Troll Urbano às agosto 31, 2005 12:49 AM

Comentários

Daniel, comprrendo-te. Aquele discurso no início foi fulgoroso, foi carismático, empolgou. O homem tem carisma, tem mais personalidade, carácter e passado político que Cavaco. Mas tem princípios, e um deles é a amizade...

E desejo muito sinceramente que ele retome muito em breve (porqu não depois de amnhã, após o anúncio de Soares), a 1ª parte do discurso e avance.

Publicado por: Golfinho às agosto 31, 2005 06:40 AM

O que me deixou mais danado é que eu também defendo uma candidatura unificadora á esquerda e reconheço que nem Jerónimo nem qualquer candidato do BE poderiam fazer esse papel. Teria de ser Manuel Alegre e ele usa exactamente esse argumento para não avançar. Em Portugal é altura de lutar e não de chapadas de luva branca que foi aquilo que Alegre fez ontem.

Não me acredito que ele mude de opinião depois de amanhã.

Publicado por: Daniel Arruda às agosto 31, 2005 08:58 AM

eu acho que nem Alegre, nem Soares, unificam a esquerda. A esquerda une-se em torno de projectos concretos e não há volta dessa figuras com passados mais ou menos tortuosos,menos o Alegre, mais o Soares. Mas, a Alegre falta-lhe a coragem de romper com o PS quando, como diz, "as rupturas fazem história" e não foi capaz de "dizer tudo" como disse que faria, limitando-se a firmar que "não é responsável por uma eventual cisão no partido". Portanto venha o Louçã, para espatifar isto. O Louçã, vale mais que a base de apoio do BE e portanto só pode ser um êxito a sua candidatura para trazer mais esquerda à esquerda. Assim se constrói de verdade uma alternativa de esquerda a sério. Passo a passo e com posições claras.

Publicado por: Charago Esquerdo às agosto 31, 2005 10:48 AM

Charago, compreendo o teu argumento mas não consigo concordar totalmente com ele embora saiba que por um dado prisma esse raciocinio esteja correcto.
Eu acho que uma candidatura de Alegre poderia, se fosse com o apoio da esquerda e com um programa concertado ser de ruptura apesar de a figura ser da história. No estádio actual das coisas, com um PS unido em torno de Soares, penso que o Bloco deveria apostar noutra candidatura que não Louçã, não tendo isto nada de desapreciativo para Louçã, tem apenas a ver com uma diferente estratégia para abordar os mesmos problemas.

Mas concordo inteiramente com a tua ideia de que este deve ser um espaço para se construir uma alternativa de esquerda, a sério.

Publicado por: Daniel Arruda às agosto 31, 2005 11:24 AM

Ó Daniel quer dizer que o Alegre te iludiu e o Soares não te iludiu.
Cada um tem as ilusões que tem.

À quem tenha a ilusão que Soares é de direita, à quem tenha a ilusão que Alegre era o melhor candidato para a esquerda... ilusões Daniel, ilusões.

Francisco Louçã não ilude ningém, é o melhor candidato para afirmar os valores da esquerda. Não te iludas Daniel.

Com amizade

Publicado por: Os amigos são para estas ocasiões às agosto 31, 2005 11:44 AM

Se calhar têm razão.

Publicado por: Daniel Arruda às agosto 31, 2005 11:47 AM

Daniel o Alegre e o Soares são farinha do mesmo saco, não há divergências politicas de fundo entre eles, por isso dizer que Alegre é assim ou assado em relação a Soares é mera retórica.

Já , e mais uma vez , tenho de estar em desacordo contigo, quando metes o Soares e o Cavaco no mesmo saco.

Quer queiras quer não, e qualquer cidadão de esquerda minimamente informado o entende, Cavaco Silva, arrogante e inculto, é o testa de ferro de toda uma direira e extrema-direita, que vêm na conquista da Presidência, um baluarte para travarem tudo aquilo que represente um ataque aos seus interesses.

Quero te lembrar que foi Cavaco que DEU um canal de Televisão á Igreja Católica.
Quero te lembrar que Cavaco é ferozmente anti-despenalização do aborto.
Quero te lembrar que foi Cavaco que nomeou Santana Lopes para o cargo máximo da cultura no seu governo, em substituição de Teresa Paricio Gouveia.
Quero te lembrar que quando José Afonso morreu Cavaco e todo o seu governo ignoraram a morte do Grande Bardo, e foi Teresa Patricio Gouveia em nome individual a única que quis estar presente.
Quero te lembrar que Cavaco na campanha presidencial de 95 OUSOU dizer que um politico divorciado NÂO poderia ser Presidente do Portugal católico, referindo-se a Jorge Sampaio.

Por tudo o que Cavaco representa, e pelas forças sinistras que o apoiam , dizer ,como tu que Cavaco e Soares são o mesmo, é um erro sectário que podemos pagar muito caro.

Publicado por: a.pacheco às agosto 31, 2005 12:39 PM

a.pacheco, apesar de tudo não considero Alegre e Soares iguais, mas OK, até podem ser parecidos nalgumas coisas.

Quanto a Cavaco e a Soares. Ambos têm muitos defeitos, logo o voto em qualquer um deles, pelo menos da minha parte seria um voto no mal menor (situação já por nós discutida), mas dentro de cada candidatura devemos discutir política. Referiste e bem o perfil geral de Cavaco, com o qual concordo, mas vejamos Soares.

Soares foi o grande defensor em Portugal do exercito europeu.

Soares é apologista da constituição europeia tal qual como está.

Soares incentivou e contribuiu na feitura da lei Vitorino (quando este era comissário) sobre segurança interna da Europa e dos seus Estados.

Soares não participou na campanha do Referendo sobre o Aborto, pelo que não sei a posição dele.

Soares é um defensor do modelo Neo-liberal em vigor.

Soares não deu um canal á Igreja mas não se lhe conhece afrontamentos ao status quo destes. Todos se lembram do "Aperta o cinto" e na altura Soares negociava beneficios fiscais com a Igreja.

Soares foi o responsável pela maioria absoluta PSD ao convocar eleições quando toda a prudência exigia uma solução mais avisada.

Poderia aqui continuar as razões que me levam a achar que Soares não será um Presidente melhor que Cavaco e não se trata de sectarismo, trata-se de debate político. Cavaco e Soares são na sua essencia iguais. Defendem os mesmos sistemas e as mesmas soluções com algumas nuances diferentes.
Mais uma vez digo. Não é sectarismo. Eu não voto em quem não defende as minhas políticas. A menos que Cavaco fosse um perigo para a nossa democracia, coisa que não me parece.

Publicado por: Daniel Arruda às agosto 31, 2005 01:56 PM

Daniel aí é que a porca torce o rabo para mim Cavaco é a antitese do que é Soares.

Arrogante autoritário e inculto.

Eu não te disse que ia votar Soares por achar que ele ser um politico que eu admire, disse-te e volto a dizer que as forças que apoiam Cavaco são demasiaiado perigosas para serem tratadas com a desplicencia que me parece notar nas tuas palavras, e por isso a sua derrota é uma luta de todos os homens e mulheres de esquerda.

Cavaco representa tudo aquio que eu abomino em politica, e por isso o meu combate contra ele.

Lembro-te mais uma vez a situação de 86 quando na segunda volta votei Soares, não era Freitas que eu queria derrotar, mas sim a direita revanchista que se acolitava por detras dele.

Se estiveres atento aquilo que dizem e escrevem defensores declarados de Cavaco vê que o que eles pretendem com uma campanha vitoriosa.

A campanha ainda não começou e estou firmemente convencido que durante ela a tua posição irá mudar.

Não vem para o caso, mas por conhecer de gingeira os percursos politicos, e actuação de Soares e de Alegre ,é que te disse que eles não têm divergências politicas....

Publicado por: a.pacheco às agosto 31, 2005 02:32 PM

Talvez mude de opinião durante a campanha, mas asseguro que tal nunca será devido aos méritos de Soares. Talvez se descobrir que o Cavaco se tornou um Le-Pen em versão portuguesa.

Mas Cavaco terá de ser mesmo muito mau nas propostas.

Publicado por: Daniel Arruda às agosto 31, 2005 03:05 PM

O poeta mostrou a diferença, melhor nível ético e intelectual. A mim não me desiludiu, congratulo-o a ele pelo resguardo que fez ontem à sua imagem.
Vamos a ver o que consegue Louçã e o pouco que conseguirá Jerónimo!
Os outros são tudo aquilo que aqui se disse, e muito mais no que se refere aos aspectos negativos. São a escolha dos 'cegos de quatro patas'.

Publicado por: xipsocial às agosto 31, 2005 03:48 PM

Daniel confundir Soares com Cavaco é mais ou menos o mesmo que confundir cáca com brilhantina

Pesseg@

Publicado por: Pesseg@ às agosto 31, 2005 04:35 PM

Pesseg@, felizmente que existe diferenças de opinião entre as pessoas. Mas tiveste um exemplo feliz. Não gosto de uma coisa nem de outra.
:)

Publicado por: Daniel Arruda às agosto 31, 2005 04:49 PM

Daniel o Soares nunca será o candidato da extrema-direita o Cavaco já o é.

Parece que só o Daniel é que não quer ver.....

Publicado por: corvo às agosto 31, 2005 08:45 PM

Corvo, talvez sim. Mas conto com a ajuda de todos para me porem no bom caminho. Aquele caminho do triste fado. Que é assim porque tem de ser.

Por isso tivemos Guterres porque era menos mau que Marcelo. Tivemos Durão porque era menos mau que Ferro. Que tivemos Sócrates porque Santana era uma nódoa.
Por isso temos o país que temos. Porque não escolhemos o que é bom. Escolhemos o menos mau. Se eu não faço isso nas compras da minha ccasa não o faço para os destinos do meu país. Se for preciso ir ao muito mau para se dar valor a estas coisas será preferível.
Um abraço

Publicado por: Daniel Arruda às agosto 31, 2005 08:57 PM