« Industria das rotundas, um artigo de opinião. | Entrada | Lei do referendo, aborto e Ribeiro e Castro »

agosto 26, 2005

Uma questão de "falta de" vergonha (alterado após ver comentários)

Por: Daniel Arruda

O mínimo que se pode dizer é que tenham vergonha. Só o PSD vai gastar nesta campanha autarquica 45,6 milhões de euros.
Não quero entrar numa de fazer demagogia barata, mas num país em crise, com 2 Milhões de pobres, onde o desemprego aumenta a dada dia e onde a miséria está cada vez mais presente, estes valores são um atentado á dignidade das pessoas. Tal como o são os 27,2 milhões do PS.

È preciso isto tudo para se discutir ideias e projectos políticos? Para dar a conhecer á população os rostos e os programas eleitorais?
Sinceramente penso que não. Não posso falar por outros mas de mim posso. A campanha do BE Seixal vai se ficar pelos 7 mil euros, e posso afiançar que é das mais caras que o Bloco vai fazer porque conseguimos no nucleo juntar dinheiro durante os últimos 4 anos para agora nos podermos dar a esse "luxo". No entanto não podemos sequer comparar os valores dos outros partidos. Por duas razões. A 1ª porque não os sabemos, apesar de termos uma ideia (porque sabemos os preços das coisas) e a segunda porque apesar dos nossos apelos para que se publiquem em jornal regional os valores da campanha nenhum dos outros partidos o faz. Nós iremos fazé-lo. Para que a transparência e a igualdade passe a ser norma. Para a população saber de onde vem o dinheiro, de onde são os donativos e de quem são. Para que a população entenda os interesses instalados por detrás de cada candidatura.

A verdade e a transparência não podem continuar a ser palavras bonitas de uso corrente e desprovidas de sentido. Não basta apregoa-las. É preciso praticá-las.

Publicado por Troll Urbano às agosto 26, 2005 11:44 AM

Comentários

Posso sugerir que coloques um "Falta de" no título????

Publicado por: isabel às agosto 26, 2005 03:43 PM

Podes, concordo.

Publicado por: Daniel Arruda às agosto 26, 2005 06:23 PM

Caro Daniel
Quanto à lei do financiamento das campanhas eleitorais as coisas mudaram muito e hoje o rigor e a transparência é de facto muito mais elevada do que há uns anos, no entanto é esta mesma lei perfeitamente hipócrita e resultado do “popularucho “ são todos uns malandros iniciado afincadamente por dois homens da Direita que se enredaram de tal forma nesta luta que acabaram quiçá por cair nela – Paulo Portas e Manuel Monteiro nos idos tempos em que um era a face do outro traduzidos no corpo independente.
È Popular dizer que todos os políticos são corruptos que todos os Policias são corruptos que todos os funcionários públicos são calões etc. etc. um ímpeto fácil e que toda a gente concorda excepto os próprios que expressam essas palavras.
Bom mas se um politico diz, ou insinua: – todos os políticos são corruptos inclui-se no rol bem, mas ele diz mas eu não sou, bom já temos uma excepção e se formos analisar todos os políticos talvez cheguemos á tal conclusão que afinal a excepção é muito superior á regra eu ainda acredito que o numero de bons é superior aos maus conheço muitos políticos bons em todos os partidos e conheço também alguns que me parecem maus - mas em muito menor numero.
Falo da hipocrisia da lei porque ela foi criada demagogicamente e agora não sabem como sair da mesma uma vez que ninguém quer ceder e de uma vez por todas pensar na mesma seriamente sem pensar no que os “postuladores de rótulos pretendem fazer, para mim só existem duas soluções uma a institucionalização e reconhecimento oficial dos lobbys uma solução americanizada que sinceramente não me agrada e que só vejo uma vantagem os custos para o estado a segunda mais lógica mas de preço brutal para o estado a cobertura total das campanhas pela subvenção do estado – sabendo que a mesma será extremamente dolorosa para qualquer orçamento de estado – no entanto são os pesados custos da democracia.
A paginas tantas acho que já me perdi no texto no entanto relembro-te caro Daniel não seria necessário até saberes os preços dos materiais o tribunal de contas já fixou esses preços como aliás deves saber, e parece-me que felizmente a entidade fiscalizadora está atenta.
Mais cuidado com os procedimentos a adoptar mesmo que seja só 7 mil euros a tua campanha, não esquecer que tens de ter a tua conta própria só para a campanha. Os donativos tem de ser dados em cheque e perfeitamente justificados, mais todas as despesas tem de ser pagas com cheque etc. etc. ás vezes sem saber está-se a cometer alguma ilegalidade mesmo que estejamos a falar de poucas verbas. Assim caro Daniel cuidado não te distraias o desconhecimento da lei não aproveita a ninguém independentemente dos valores em causa. Mas estas minhas notas de preocupação tenho a certeza são disparatadas com toda a certeza sabes isso melhor que o teu amigo Manuel. Mas mais vale prevenir que remediar … e meu amigo, como o tempo já está curto, o desafio é mesmo um debate sério sem demagogias sobre financiamento dos partidos políticos . Recusando desde já pré – conceitos populares que limitem a discussão.

Publicado por: Manuel às agosto 26, 2005 07:24 PM

Daniel prefiro que se saiba exactamente quanto se gasta , do que situações dúbias.

Infelizmente o que se vai gastar, ainda será superior a esta verba ,porque há muitos esquemas para fazer despezas sem serem contabilizadas.

Publicado por: a.pacheco às agosto 27, 2005 12:39 AM

a.pacheco, 1º para si pois a resposta é mais curta. É verdade o que diz mas sabendo as contas e sabendo o que se viu na rua pode-se tirar conclusões e desmontar falcatruas, apesar de concordar que vai haver certamente pessoas a contornar o estabelecido de forma "legal".

Publicado por: Daniel Arruda às agosto 27, 2005 03:50 AM

Manuel, é fácil caír em lugares comuns e eu tento não o fazer. Não digo que todos os políticos são corruptos. Conheço demasiados honestos para afirmar tal coisa. O que digo é que os políticos no poder são grandemente corruptos, o que é diferente.
Eu concordo com o sistema em vigor. Não existem entidade mais fiscalizadas em Portugal que os partidos políticos. O que eu não posso concordar é com os rios de dinheiro gastos em propaganda. Falando em números concretos para ver se nos entendemos.

Moro num concelho com 160.000 habitantes. Vou ter 8 Outdoors com a nossa imagem de campanha acompanhados de 500 cartazes de tamanho de 99 x 72. Está previsto ter até ao dia 9 de Outubro cerca de 160.000 folhetos tematicos e de programa a circular pelas ruas. Prevemos 6 sessões de esclarecimento em campanha e algumas, não mais de 8 sessões públicas de denuncias nas ruas. 5 entrevistas em jornais e rádios locais. Um jantar de apresentação dos candidatos e um comicio de encerramento. Teremos um carro de som em permanencia e uma sede de campanha a funcionar em full time. Isto tudo custa ao BE Seixal 7000 euros aproximadamente.

Agora pergunto. Não é suficiente para uma campanha o que está previsto? Para mim é. Porque gastar 30.000 euros num campanha. Com que interesses. Porque aparece tanto dinheiro numa campanha. Como disse e bem é preciso receber e pagar em cheque através de uma conta de campanha criada para o efeito. O que eu quero é que se publiquem as contas, de onde vêm os donativos, de quem, sob pena de nunca se entenderem os lobbys que estão por detrás da campanha A, B ou C. O porque de clubes de futebol apoiarem uma ou outra campanha, de uma e outra empresa de construção apoiarem candidatos diferentes., ... Acredito que me esteja a entender.

Obviamente não defendo o sistema americano que sendo menos onoroso para o estado cria no entanto um sistema de dependencia aos interesses neo capitalistas que não me agrada. Não quero que sejam as grandes empresas a mandarem nas politicas e nos politicos deste país. No entanto devido ás fugas no sistema é isso que acontece actualmente.

Como vê estamos se calhar de acordo, ams é preciso que os políticos trabalhem em prol d taransparência que mais que precisa é fundamental para credibilizar os políticos.

Publicado por: Daniel Arruda às agosto 27, 2005 04:13 AM