« Com algum atraso... | Entrada | Dia de aniversário »

setembro 25, 2005

Alegre é candidato

Por: Daniel Arruda

Foi ontem com semanas de atraso que Manuel Alegre apresentou a sua candidatura. Num momento em que o cenário à esquerda está defenido.

Nunca neguei que teria grande facilidade em votar Alegre numa 2ª volta, ao contrário do que acontece com Soares onde, não havendo dificuldades, há uma impossibilidade. Mas Alegre falhou redondamente nos timings. Se a sua candidatura é realmente diferente da de Soares, e quero crer que sim, deveria ter anunciado a sua disponibilidade mais cedo. No momento da ruptura. Alegre não anda nisto há 2 dias e sabe que teria uma máquina que trabalhava para ele e que teria apoios. Neste momento em que Alegre avança parece um donzela ferida, que avança porque sabe que mesmo estando magoado, é um senhor e os senhores não fazem mal aos amigos, mesmo que estes os traiam. Avança numa altura em que Soares tem tudo pronto e que Alegre não pode aspirar a mais que os restos. Alegre fez o quadro. Um homem não recua, por orgulho, mantém a sua imagem de combatente mas pretende causar o menos dano possível na candidatura de Soares. Avança, nesta altura, porque sabe que os restantes candidatos à esquerda avançaram tanto que não podem recuar e apelar ao voto em Alegre. Avança agora porque sabe que assim não vai à 2ª volta mas mantém a imagem de combatente.

Não gosto destes jogos de interesse, mesmo que estes me (politicamente, claro) favoreçam como é o caso. À esquerda o combate vai ser aberto. Não descarto nenhuma possibilidade quanto ao eleito à 2ª volta. Louçã também fica na corrida.

Disse a seguir às declarações de Viseu. Alegre desiludiu-me. Era das poucas pessoas nos corpos dirigentes do PS em quem ainda acreditava. Começo a ter dúvidas se os anos de aparelho não lhe tolheram o pensamento e passou a ser mais um aparelhista que sem os poderes instituídos se torna um entre muitos e não um em especial como um Homem de esquerda deve ser.

Espero estar enganado, a sério que sim.

Publicado por Troll Urbano às setembro 25, 2005 02:41 PM

Comentários

Concordo contigo, Daniel, a candidatura de Alegre, em tempo útil poderia ter sido um factor de união e de mobilização da Esquerda...hoje,com todos os dados lançados e sem hipótese de recuo no resto da Esquerda, creio que não passa de uma candidatura que poderá até obter apoios no PS, que poderá, até, ajudar a Esquerda a passar à segunda volta (de qualquer forma, assusta-me a ingenuidade de avançar com uma candidatura baseado, sobretudo, numa sondagem do Correio da Manhã que pretende transmitir essa ideia), mas não servirá nunca de factor mobilizador, nem, sequer, de alternativa consequente. Alegre ficou refém das suas hesitações. E dos seus pruridos em afrontar o aparelho do Partido. Creio que, agora, é, mesmo, demasiado tarde. E também concordo que mais do que acreditar na força da sua candidatura, Alegre pretende manter a imagem. Mas não me diz nada, pessoas que optam pela imagem em detrimento das convicções. Sobretudo pessoas que nos habituámos a respeitar pela força destas. Creio que Manuel Alegre sai fragilizado desta opção tomada agora. Fragilizado agora, na corrida e, sobretudo, fragilizado, para o futuro.

Publicado por: isabel faria às setembro 25, 2005 05:10 PM

Belo complemento à minha posta. É mesmo essa a minha ideia.

Publicado por: Daniel Arruda às setembro 25, 2005 10:53 PM

Talvez tenha havido de facto alguma hesitação da parte dele.

Mas principalmente, o que me parece que se passou, foi um aproveitamento da imprensa para forçar notícias que não existiam. Além de que andaram a "persegui-lo" durante algum tempo para o tentar forçar a dizer se se candidatava ou não. É ele que decide se se candidata e quando o anuncia, e os jornais não perceberam isso, tal é a fome das vendas.

No discurso de há três (?) semanas, MA não disse que se candidatava nem que não se candidatava. Mesmo assim, os jornais sairam no dia seguinte com títulos garrafais a dizer que não se candidatava, como ponto assente e não como opinião de um comentador. Cheguei a pensar que tinha ouvido o discurso errado, eu não tinha ouvido nada daquilo!

Os meios de comunicação fabricam notícias sem fundamento, promovem quem lhes interessa e denigrem quem não lhes interessa. Têm que aumentar as vendas e resguardar o valor das acções na bolsa, mais do que têm que respeitar a deontologia profissional dos jornalistas que lá trabalham (alguns até se sentem bem assim, outros acredito que nem por isso, mas têm que manter o emprego) e a verdade dos factos. A meu ver, foi isso que aconteceu muito mais do que alguma hesitação do próprio.

Publicado por: Helena Romao [TypeKey Profile Page] às setembro 25, 2005 11:10 PM

Helena, independentemente dos jornalistas o Manuel Alegre conduziu mal o processo. Fui dos 1os a defender a sua candidatura, se for ver posts de há 2 ou 3 meses verá lá isso.
O que eu me refiro não é calendário jornalistico, é o político e esse o Manuel Alegre conhece melhor que eu. Daí vem a minha, e reforço, minha interpretação dos factos.

Publicado por: Daniel Arruda às setembro 25, 2005 11:36 PM

Daniel, mas porque é que achas que ele devia já ter definido a sua posição? O Cavaco ainda não a definiu, as presidenciais são daqui a 4 meses, com autarquicas pelo meio. Lá porque o Soares atacou primeiro, obrigando outros a avançar prematuramente, não quer dizer que esteja a "jogar" bem. Sinceramente, não percebo a tua posição. Não achas, tal como afirma a Helena, que te estás a deixar levar pelas manobras da comunicação social?

Publicado por: bluegift às setembro 26, 2005 09:27 AM

Isabel, achas mesmo que ele está mesmo preocupado em defender a imagem? Para quê? O tipo não é só político, é um poeta, para que é que ele precisa de defender arreigadamente "imagens políticas"? Não achas que ele está a tentar "salvar" a esquerda? Ele sempre foi um discordante, só alinhou na corrente do partido quando estava em acordo com ela e não como carneiro. Não entendo muito bem as vossas apreciações.

Publicado por: bluegift às setembro 26, 2005 09:33 AM

Blue, é essa imagem que eu acho que no fundo ele pretende, ok, não usemos o termo defender, troquemo-lo por manter.
Alegre poderia ter avançado há meses. Antes de Jerónimo de Sousa e de Louçã. Porque não o fez? Aí poderia ter sido importante para a Esquerda. Aglutinador. Se não é o aparelho do Partido nem a falta de apoio deste que o preocupa ( concordo contigo, esse nunca foi, um problemas para Manuel Alegre) porque não o fez então?

Agora, depois de Jerónimo e de Louçã,que seguramente não irão poder recuar, a candidatura de Alegre não me parece que vá servir para "defender" a Esquerda.
A minha questão é apenas uma. O que mudou entre o não avanço anterior e o avanço de agora? Uma sondagem do Correio da Manhã?

E depois Blue, pode-se não "avançar", avançando. Talvez isso tivesse bastado a Manuel Alegre. Se o tivesse feito na altura certa...talvez tudo pudesse ter sido, de facto, diferente. Agora não me parece que seja solução. Nenhuma solução.

Publicado por: isabel faria às setembro 26, 2005 10:33 AM

bluegift, infelizmente a política já não é tão pur como pretenderia ser. A comunicação social é realmente um factor importante, não tenhamos dúvidas disso. MAs não só. Desde há 2 anos que há ruído sobre a campanha presidencial com a pretensa disponibilidade de Santana Lopes. Daípara cá este tema tem sido sempre actual. E o PS jogou com isso. A apresentação de Mário Soare não é ingénua, é uma jogada de campanha eleitoral autarquica, pois intruduz o ruido de que Cavaco fala e desvia atenções. Ao fazer isto o PS condiciona todo um espaço à esquerda e aqui entra novamente a comunicação social, que iria continuar com o ruido se o PCP e o BE não tomassem uma posição. Alegre teve por seu lado a hipótese de acabar com o ruído e com a estratégia do PS. Não o quis fazer enleando a esquerda numa teia que agora não se pode desmontar. Fá-lo agora, aumentando o ruído de novo, apenas beneéfico ao PS. Alegre quis manter a imagem, salvar a face como se diz e fê-lo da pior forma possível e só não digo claramente que foi mais um favor ao aparelho do PS porque as coisas não são lineares.

Quanto a Cavaco. Ainda não definiu a posição? Queres mais definida que aquela. ELe vai a votos, é certo, nem precisa de o dizer. Apenas falta saber é se o CDS-PP apresenta candidato pois o cenário de uma vitória á primeira volta parece-me cada vez mais distante e o CDS está numa crise de afirmação que poderá ser colmatada com as predidencias, especialmente se houver referendo ao Aborto e o resultado fôr aquele que espero.

Publicado por: Daniel Arruda às setembro 26, 2005 11:04 AM

Eu acho que a candidatura de Manuel Alegre não tem que ver com as de Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã. Obviamente que são factos que ele teve que tomar em conta, mas não me parece que tenha sido para ele o mais importante.

É natural que cada partido tenha o seu candidato, mesmo que ele se tivesse candidatado antes, é natural que JS e FL se tivessem candidatado na mesma. Aliás, não cabe a nenhum dos 3 andar a agir fazendo contas com o que os outros dois candidatos poderão ou não decidir. Cada um tem as suas ideias e defende-as, e é assim que deve ser e é isso que Cavaco nunca fez.

Além do mais, esta não é propriamente uma candidatura na mesma lógica partidária. Se Manuel Alegre representa algum partido, só se fôr o Partido Socialista (que é um partido de esquerda e está em extinção), tendo em conta que até agora só havia a candidatura do PS (Partido do Sócrates), que é um partido de direita.

No fundo, nada de novo. É exactamente o mesmo que se está a passar com o PS francês, por exemplo. O PSF virou à direita, disputa o eleitorado com os partidos de direita, mas o eleitorado tradicional, de esquerda, fica sem representação. E por isso houve cisões depois de 29 de Maio.

Quanto ao Cavaco, é certo que já é mais que conhecida a posição dele, mas da forma mais desonesta possível. Ele sim, está a funcionar em função dos meios de comunicação social, a fazer render a "fome de notícias" em favor de tempo de antena gratuito.
Se as pessoas se respeitassem a si e ao país não votavam numa pessoa tão calculista e desonesta, que está literalmente a brincar com as expectativas dos portugueses.

Publicado por: Helena Romao [TypeKey Profile Page] às setembro 26, 2005 11:10 PM

O Cavaco definiu mais a sua posição que o MA???????????????????????????????????
E o que é que as candidaturas do FL e do JS têm a ver com as do PS? Os partidos mais pequenos candidatam-se para serem ouvidos e fazerem campanha, e fazem eles mto bem. Se o MA não avançou foi pq quiz esperar a reacção do partido. Qd percebeu que o MS não ía ter a adesão popular esperada e que a sua candidatura podia ser proveitosa para o PS, então, avançou. O FL e o JS vão ter que optar pelo que, na altura, sentirem mais forte à esquerda. Logo, qual é o problema? A sério que não vos entendo.
O MA está a defender o PS, havia de estar a defender quem? Posiciona-se fora da corrente dominante do partido, mas continua PS. O ruído de que fala Cavaco tanto pode favorecer como prejudicar ambos os partidos, reduz-se a: zero.
Mas o CDS interessa em quê para a discussão? Se engordar alguém será sempre o Cavaco, qual é a dúvida?

Publicado por: bluegift às setembro 26, 2005 11:55 PM

Helena,
Parece um vírus! Já não se percebe mto bem onde anda a esquerda nem a direita. Pior que sofrer a nossa instabilidade é levarmos com a instabilidade alemã actual e a francesa que nos espera. Não favorecem em nada a situação da economia portuguesa. Espero que os tipos se entendam.

Publicado por: bluegift às setembro 27, 2005 12:10 AM