« Lanço um desafio.... | Entrada | Post com atraso »

novembro 23, 2005

O que de melhor a igreja tem para dizer

Por: The
Lobo

Fiquei chocado e julgo que ainda estou.

Ontem durante a missa em homenagem ao nosso militar morto no Afeganistão o cardeal mandou uma mensagem á filha do militar, criança com 4 anos.
Pareceu-me serem palavras préviamente encomemdadas.

"O teu pai morreu, deixaste de ter um pai mas ganhaste um heroi..."

Para mim são palavras de extrema dureza e falta de sensibilidade, concordo que não devem ser muitas as palavras com que se possa explicar a uma criança de 4 anos que jamais irá ver o pai, mas...

Publicado por Troll Urbano às novembro 23, 2005 12:42 PM

Comentários

Aquilo não era só a igreja. É o Capelão das Forças Armadas portuguesas. Uma pessoa que no seu estatuto é militar. Não quero acreditar que um homem de DEUS seja capaz de ser tão insensível. A menos que a ICAR concorde com esta(s) guerra(s)

Eu estou feliz por o meu pai ter sido um cobarde e ter fugido da Guerra colonial, porque antes quero um cobarde vivo que um heroi morto

Publicado por: Daniel Arruda às novembro 23, 2005 01:34 PM

Ontem o que me apeteceu fazer foi jogar com o copo á televisão.

È inadmissivel.

Publicado por: The Wolf às novembro 23, 2005 02:06 PM

Uma visão diferente e possível de um país verdadeiro e real


http://www.deliberativo.blogspot.com

Publicado por: Eu às novembro 23, 2005 03:42 PM

Publiquei algo para ti, Wolf. Um abraço.

Publicado por: Exilado às novembro 23, 2005 04:08 PM

Sabes, Lobito...uma pessoa acaba por se habituar a esta estranha sensação de alienação. Desde que ontem cheguei a Versailles não tenho visto notícias nem lido jornais...eh, á, são só quatro dias...não deve ser muito grave e sabe muita bem...tirar uns diazitos em que não nos apetece mander copos a ninguém nem a nada!!!

Publicado por: isabel faria às novembro 23, 2005 11:30 PM

Lobo, eu pensava que só eu tinha ficado mal impressionado com essas palavras... sinceramente, mais valia estar calado, a miúda perdeu um pai, perdeu O pai!!! O pai... para mim o meu pai é um herói e não precisou de morrer numa qualquer guerra, é o MEU pai!... foram palavras desnecessárias e (perdoem-me os mais "sensíveis") de uma grande estupidez!

Publicado por: Farpas às novembro 23, 2005 11:50 PM

Não sabia disto, mas acho inacreditável. Eu estou muito feliz por ter o meu pai vivo, mesmo que seja só eu a achar que é um herói...

Publicado por: webdreamer às novembro 24, 2005 07:14 AM

Farpas, não poderia estar mais de acordo.

Publicado por: The Wolf às novembro 24, 2005 11:19 AM

A todos.

È de uma hipocrisia extrema e de uma falta de sensibilidade anarquica que em pleno século 21 continuemos a aturar este tipo de ações vindo de uma instituição que nada de novo nos tem oferecido.

Continuam com o mesmo tipo de visão em relação ao mundo e aos seus problemas como á séculos atráz, continuam a fomentar a demagogia estupida própias de quem se fechou para o mundo e se está perfeitamente marinbando para tudo e todos embora queiram fazer passar outro tipo de mensagem.

O que a igreja ainda não se apercebeu é que nós, seres humanos estamos despertos e cada vez mais atentos a tudo, e com este rumo levado por eles irão ficar cada vez mais isolados dentro da sua redoma de vidro banhada a ouro.
E enquanto isso continuam a morrer indiscriminadamente crianças com fome e por falta dos mais básicos cuidados de saude.
Era para isto que eles deveriam canalizar todas as suas forças, mas em vez disso é o que se sabe.

Triste.

Publicado por: The Wolf às novembro 24, 2005 11:25 AM

Já li isto uma data de vezes e agora deu-me um "vaipe"!!!
Mania de criticar tudo e todos! é fácil, é cómodo!
Mas o que é a Igreja? que é o Estado? O que são os Tribunais? enfim, não quero aqui dizer que não tem razão de ser a crítica! O que quero apenas salientar, é que a Igreja, neste caso, é composta de homens e mulheres, simples seres humanos com defeitos, sonhos e aspirações iguais ás suas e ás minhas, não somos perfeitos é a condição terrena do ser humano; a constante busca da perfeição e, a Igreja nada mais é de que uma ideia abstracta daquilo que deveria ser a sociedade, o relacionamento entre entre homens.
Falhamos todos os dias, como pais, como esposos, como cidadãos, como instituição, como nação, há que tentar em cada dia construir, olhar para o conjuge, para o filho, para o amigo, para o governante e para o sacerdote e dar sim, um voto de esperança procurar entender o lado fraco da nossa natureza humana, que cria instituições que nem sempre correspondem ao nosso sonho de um mundo melhor.
Amanhã é outro dia, o sol nasce e põem-se todos os dias, todos os dias morrem e nascem novas criaturas! O mundo, não tenhamos ilusões, nunca será como desejamos! Apenas vista do espaço a terra é um planeta lindo!
Mas enquanto existirem dois seres humanos com interesses diferentes, existirá conflito!

Publicado por: mar_azul às novembro 25, 2005 11:11 AM

Mar azul, desde quando a ICAR é de homens e mulheres. É só de homens e sabemos agora que é de homens machos, que não aceitam sequer os homosexuais por causa do escandalo dos EUA, insinuando que o problema da peedófilia é um assunto onde só homosexuais estão envolvidos.
Uma igreja que descrimina sexualmente as pessoas. As estratifica. Se o celibato é obrigatório e de vocação qual o problema de aceitar homosexuais. Mais a igreja manda bitaites sobre sexualidade quando ninguém dos seus dirigentes a experimentou.

Já o escrevi várias vezes. A ICAR tornou-se instituição política e não social, pelo que deve ser tratada como tal. Todos erramos é certo mas no combate político criticam-se ideologias e é isso que fazemos em relação à ICAR.

Publicado por: Daniel Arruda às novembro 25, 2005 11:33 AM

mar_azul, julgo que o Daniel deixou bem claro aquela que é tambem a minha opinião.

Apenas acrescentar que não tenho memória de algo profundamente relevante tenha sido efectuado pela igreja, vivem dentro da sua redoma rodeados de ouro por todos os lados enquanto continuam a morrer crianças indiscriminadamente, e que fazem eles os ditos representantes de uma qualquer supra identidade?!

RIGOROSAMENTE NADA.

Publicado por: The Wolf às novembro 25, 2005 12:43 PM

“A ICAR tornou-se uma instituição política e não social”- de acordo!
Mas quando falo de “Igreja” falo de um corpo de homens e mulheres unidos por mandamentos que, para mim é comum a todos aqueles que sentem que só a força do Amor pode mover “ainda” o Mundo.
Quando Cristo mandou edificar a Igreja, não disse para se praticar o celibato – (mais um dogma saído dos Concílios bem como alguns dos temas: Fátima, Espiritismo, Karma, discriminação das mulheres (Maria Madalena ....) etc.,
Ao longo dos séculos não podemos ignorar que desempenhou um papel fundamental, apesar dos tempos obscuros das Conquistas, Inquisição com consequente dano e tortura de seres humanos.
Quanto à homossexualidade...reservo a minha opinião para um assunto que é demasiado abrangente para ser tratado aqui, (em tempo de trabalho J)
Teríamos que ir à árvore do conhecimento, ao principio do Yang e do Yin, à medicina, psicologia, sociologia e daria pano para mangas...sendo possível abordar o assunto por diversas vertentes. Mas, com isto não quero dizer que sou contra ou a favor, eles que que se entendam e “façam o favor de ser felizes”....
Os tempos vão rolando, actualmente a Instituição está mergulhada em crise – é um facto- mas a minha mensagem foi, apenas no sentido de que não existe nada perfeito e como membro do CORPO DE DEUS no dia-a-dia cada um deve travar o seu combate entre o bem e o mal, tendo a noção como cristã, e só como Cristã...que tenho o “livre arbítrio” e que é mais fácil ver o argueiro no olho do vizinho que a trave no meu próprio olho.....

Publicado por: mar_azul às novembro 25, 2005 01:02 PM

mar-azul, não podia estar mais de acordo consigo. Tudo o que escreveu está correcto e se reparar nunca aqui isso foi atacado. Nunca os católicos foram atacados. O que é "atacado" é a instituição ICAR, aquela que fez , desenvolveu e defende as aberrações que saiem dos concilios. A instituição que defende a guerra nalguns casos.

Já escrevi numa posta há uns meses atrás que se a ICAR ou alguma outra Igreja fosse essencia eu seria um religioso convicto pois acredito que aquilo que está na essência da relegião são valores universais. Aqueles e outros mais que descreveu no seu comentário. O problema é esse. A Igreja deixou de ser essencia para passar a ser política.

Só que fique claro, nada me move contra quem pratica o bem. A única coisa que me move neste caso é o combate político a uma instituição política que defende conceitos nos antipodas dos meus e nunca as pessoas que compoe a Igreja, com exepção dos que detem o poder nessa organização.

Publicado por: Daniel Arruda às novembro 25, 2005 02:04 PM