« Que seja dele!!! | Entrada | Fim de semana »
junho 10, 2006
SPGL
Como lembrava hoje a Émiéle no Pópulo tudo na vida tem sempre duas leituras.
Poder-se-ia falar na primeira derrota da corrente sectária, autista e conservadora do Movimento Sindical Unitário. Infelizmente seria uma análise tardia. Esta corrente e, com ela, o movimento sindical e a luta dos trabalhadores têm vindo a acumular derrotas, a maior das quais, a desmobilização, que é visível na afluência às urnas.
Assim, prefiro falar na primeira vitória da corrente democrática, aberta, moderna, que aposta no futuro sem negar o passado, mes recriando-o à luz da nova realidade do movimento sindical e das lutas dos trabalhadores, no Movimento Sindical Unitário.
A Lista A venceu as eleições para o SPGL A luta dos professores tem agora um futuro novo à sua frente.
Lutando por causas, por direitos, sem obrigações de calendário, nem imposições externas.
Os começos são sempre estimulantes. Assim os saibamos aproveitar e merecer.
Publicado por Isabel Faria às junho 10, 2006 02:31 PM
Comentários
Isabel,
não percebi bem este comentário. A lista A é de quem lá estava. O Paulo Sucena deixou de ser presidente, mas está na lista, passou a ser presidente o António Avelãs, que já lá estava, no ensino superior continua o João Cunha Serra (o único que conheço pessoalmente e de quem tenho boa opinião, mesmo que as nossas ideias nem sempre convirjam).
Publicado por: Jorge às junho 10, 2006 03:22 PM
Além de que parece que a A só ganhou com os votos de correspondência que foram uns 460 e tal apesar de pelo correio só terem chegado uns 70. Intrigante, não é?
Publicado por: Margarida às junho 10, 2006 06:08 PM
Jorge, creio que o comentário anterior acaba de te dar a resposta.Para já, e porque estou com um pouco de pressa, apenas te digo que na Lista A, para além dos nomes de que falas se juntaram outras sensibilidades. Pessoas que acreditam que é, efectivamente, necessário mudar. Às vezes, acontece que as pessoas pensem que chegou o momento de fazer qualquer coisa. Creio que foi o que aconteceu aos elementos da Direcção anterior que se mantiveram nesta lista e que a abriram a novas caras, novas visões, novos caminhos.
Na Lista B, ficaram os "puros". O comentário anterior mostar-te do que são capazes...na lsita A continuam muitos camaradas da pessoa que o escreveu...lendo-o não parece , pois não?
Publicado por: isabel faria às junho 10, 2006 06:29 PM
Isabel, será que notei no comentário da tua "amiga" algum azedume?
Foi sem dúvida uma vitória da esquerda. A lista mais umitária ganhou. Não a da unicidade mas a da unidade. Com gente de todas as esquerdas e não só da "pura"
Publicado por: Daniel Arruda às junho 10, 2006 07:51 PM
A minha "amiga" não sabe muito bem conviver com as derrotas, Daniel. Nem que para isso seja necessário fazer insinuações, mais ou menos reles de fraudes.
Este tipo de "amigos" nunca aprende.
Publicado por: isabel faria às junho 10, 2006 08:24 PM
Mas não é verdade que nos votos presenciais a lista B ganhou em TODOS os órgãos e que dos tais de correspondência só mesmo 70 dos 460 e tais vieram via CTT?
Publicado por: Margarida às junho 10, 2006 09:51 PM
Bom se a eleição está falsificada espero que em coerência a LISTA B impugne a eleição.
Se não o fizer só prova que há quem não sabe perder.
É claro que se a eleição fosse de braço no ar, estava tudo resolvido, mas agora esta coisa de boletins em urna...que chatisse.
Aproveito para pedir á Isabel que envie os comentários da pitonisa para a direcção eleita do SPGL, talvez isso permita um ainda maior separar das águas.
Publicado por: a.pacheco às junho 10, 2006 10:44 PM
Mas é tudo verdade o que escrevi, não é?
Publicado por: Margarida às junho 10, 2006 11:04 PM
A.Pacheco, nestas ocasiões eles deixam ir por água abaixo todos os retoques de imagem que ao longo dos tempos nos foram querendo fazer acreditar que eram genuínos.E mostram-se.
Publicado por: isabel faria às junho 10, 2006 11:56 PM
Pois Isabel mas há afirmações que merecem ser conhecidas, a pitonisa não é uma militante qualquer, e sendo assim, ao pôr em causa a seriedade dos professores que controlaram o acto eleitoral, e assinaram com o seu nome os resultados, está a dizer que essas pessoas são desonestas.
E das duas uma, ou a lista B se demarca destas afirmações, ou a lista A tem o direito de exigir ao Partido de que esta senhora é militante, um pedido formal de desculpas.
E por isso te pedi que fizesses chegar á Lista B estas afirmações da Pitonisa,julgo que o Daniel estará de acordo.
Sempre quero ver os professores mais obedientes á linha do PCP, a procurarem desculpas esfarrapadas, ou a dizerem que não conhecem tal pessoa, então quem lhe assoprou as tais ditas informações dos CTT , que ela aqui divulga, com segundo sentido.
É assim que muito boa gente do PCP se vai apercebendo onde está metida, e começa a ver que para certas pessoas vale tudo, só que não....
Publicado por: a.pacheco às junho 11, 2006 01:39 AM
Mas tudo quanto disse é verdade, esta é a questão.
Publicado por: Margarida às junho 11, 2006 09:13 AM
Tens razão, A.Pacheco. Ela não é uma militante qualquer....e as insinuações que faz não são só isso.
Arranjarei forma de enviar as acusações de fraude da nossa comentadora para a nova Direcção do SPGL e já agora para a lista B, dado que, ao não se terem ainda demarcado e impugnado as eleições serão seguramente coniventes com a "fraude".
Publicado por: isabel faria às junho 11, 2006 10:57 AM
Isabel,
o SPGL, tanto quanto sei, sempre teve em contas diferentes sensibilidades, mesmo que o "núcleo duro" tivesse apenas uma. Para mim, tudo continua na mesma. Se a questão é que conseguiram evitar a vitória dos "puros", OK, já percebi o comentário. Só não concordo com a ideia da mudança, mas sim com a manutenção versus um regresso ao passado. É claro que a manutenção vai acabar por permitir a mudança necessária, pois os professores, de um modo geral, já não se revêem em algumas formas de actuação dos sindicatos "tradicionais".
Publicado por: Jorge às junho 11, 2006 12:12 PM
Olha Jorge, eu que não sou professora, nem sou sindicalista, há contudo uma coisa que me preocupa peque reparo que não é uma excepção aqui no Sindicato dos Professores: é o número incrível de abstenções. Que uma pessoa que paga quota que, teoricamente, imagina que as pessoas que lá estão, estão para defender os seus interesses, se desinteressem de lá ir mostrar a sua opinião é coisa que me deixa de boca aberta. O que se passa com a nossa gente? Se numas eleições parlamentares houvesse este nível de abstenção seria caso para um enorme espanto. Mas então um sindicato não é tão importante? Se calhar considera-se que não. E será de pensar como é que as coisas chegaram a este estado.
Então, neste momento que os professores andam em brasa com as medidas que se anunciam, não seria a altura de intervir?!
Devo precisar que me expliquem como se fosse muito burro (sou, com certeza!)
Publicado por: Emiéle às junho 11, 2006 01:52 PM
Tradicional um sindicato que salvo erro tem 30 anos?
Publicado por: Margarida às junho 11, 2006 04:04 PM
Lista B eleita para a Direcção Regional de Lisboa e Direcções de Zona de Zona de Amadora/Sintra, Oeiras/Cascais, Loures/Odivelas, Vila Franca, Torres Vedras, Santarém, Santarém Oeste, Santarém Sul, Almada/Sixal e Setúbal.
Publicado por: Margarida às junho 11, 2006 04:20 PM
Passo por aqui por acaso, como por muitos outros blogs, só por curiosidade. Tenho reparado nos comentários da pessoa que assina Margarida e estranho não a ver defender o seu partido neste blog
http://os-caes-ladram-e-a-caravana-passa.weblog.com.pt/
que até a mim me irrita com tanto anti-comunismo. Ainda hoje...
(desculpem se vem fora do tema)
Publicado por: Rui Silva às junho 11, 2006 04:38 PM
Pelo que sei, Jorge, as pessoas e as sensibilidades representadas na Lista A permitirão um trabalho unitário que a Lista B recusaria.
Espero que esse trabalho impeça erros que me parece que se têm vindo a acumuular (entre os quais mantenho o das greves de calendário e das greves em que nada se faz para obter a solidariedade de outros sectores, nomeadamente dos pais e alunos).
Émièle, é como dizes...a desmobilização e o alheamento estão aqui....temos que lhes procurar causas. Hoje, grande parte das Direcções Sindicais são eleitas com percentagens de abstenção iguais ou superiores às que se verificaram no SPGL.
Juntando a isto a dessindicalização e a não obtenção de novos trabalhadores sindicalizados, talvez nos devesse obrigar a uma análise cuidada das causas...que a grande maioria das Direções sindicais e a direcção da CGTP (claro que a UGT não é para aqui chamada, por razões óbvias...)se recusa fazer.
A. Pacheco, como vez, pelo link que aqui deixou, a nossa pitonisa é mais papista que o Papa....
Rui,se passas algumas vezes, por aqui, já reparaste que a Margarida não tem a pasta dos Blogs que atacam o PCP...e que são anticomunistas (presumo até que tal não incomode o Partido, porque não me parece que haja alguém destacado para esses meios).
A Margarida tem o pelouro dos Blogs que criticam o PCP, que são de Esquerda e que ela presume que possam estar próximos do Bloco de Esquerda. A preocupação do PCP e a função da Margarida não é defender o PCP, é atacar qualquer outra Esquerda que não se reveja no PCP. A Direita não incomoda o Partido nem a Margarida. Não atacar a Direita, deve fazer parte do contrato de trabalho dela e das alianças eleitorais do Partido.
Publicado por: isabel faria às junho 11, 2006 05:51 PM
"Hoje, grande parte das Direcções Sindicais são eleitas com percentagens de abstenção iguais ou superiores às que se verificaram no SPGL" Faria dixit, o que só releva a irrelevância do BE, também nesta frente.
Publicado por: Margarida às junho 11, 2006 07:50 PM
Eu caí aqui de paraquedas, não conheço o blog nem quem aqui escreve. Estou completamente offsidder. Mas o tal blog que disse que era anti-comunista, no meu modo de ver, não é nada de direita pelo contrário. No tempo em que o PSD esteve no poder ele até parecia de esquerda. e às vezes tem coisas engraçadas, mas fica a ver vermelho quando se fala no PCP (passe a piada...)
Bem, boa sorte para vocês. Eu vou continuar a ver o jogo.
:)
Publicado por: Rui Silva às junho 11, 2006 09:05 PM
Eu por acaso gostava de ver a pitonisa aparecer pelo Arrastão para combater os defensores da extrema-direita neo-nazi.
Nas esse parece ser um tema que não lhe interessa.
Publicado por: a.pacheco às junho 11, 2006 09:31 PM
Rui Silva: já que os próprios não se atrevem a falar, explico-lhe eu: aqui escrevem o Arruda (Dirigente do BE, membro da sua Comissão de Direitos e cabeça de lista à CM do Seixal), a Faria (Eleita do BE na AF da Pena, Lisboa) e às vezes (cada vez menos, parece-me) o Deputado do BE Chora (deputado enquanto substitui o Rosas, de "serviço" actualmente no Brasil ou pelo menos até à pouco).
Publicado por: Margarida às junho 11, 2006 09:43 PM
Rui, eu confesso que não conheço bem o Blog (aliás eu sou uma preguiçosa do caraças para passear em Blogs...estou aqui porque há meses que me prometeram um perfume e eu continuo à espera...). Passei lá, agora que falaste nele, e vi os posts que lá estavam. De qualquer forma mantenho o que disse. Se não cheirar a BE a Margarida não aparece. Seja de Direita, seja do PS, seja de quem for, não contem com ela. A Margarida é a emissária do PCP para os Blogs que o Partido acha conotados com o Bloco. Não te deve ser fácil encontrá-la noutras paragens...
Olha eu cá tive que fazer um intervalo...cum caraças pá, mas será que aqueles gajos não conseguem meter mais um golito...quem tá a ficar vermelha sou eu (passae também a piada...). Já arrumei as gavetas todas e esta coisa não acaba...
Vou lá espreitar mais um cadito...acho...ou é melhor não...acho que cou apanhar um cadito de ar....:))))
A.Pacheco, a Margarida ainda não descobriu o Daniel Oliveira???? Achas que lhe devo enviar um Email com o link do arrastão???
(Olha lá, vê se segues o meu raciocínio...acaba de entrar ao serviço o outro clone da margarida...a de hoje durante o dia deve ter tido direito a folga para o jogo...esta Margarida é a genuína, a da Faria e do Arruda...estava-lhe a sentir a falta, caraças.)
Publicado por: isabel faria às junho 11, 2006 09:51 PM
Há gente que nunca será capaz de entender o que é isso de ter princípios. Se eu disse que nunca entrarei onde haja censura ou inscrições prévias é assim tão difícil de entender porque é que não entro em certos blogs? Ah! E também sou eu que escolho onde, quando e como participar. Sempre.
Mas estava-se era discutir "primeira vitória da corrente democrática, aberta, moderna, que aposta no futuro sem negar o passado"...esqueceu-se então a Faria que no caso das Direcções de Zona essa tal primeira vitória se traduziu afinal na primeira derrota. Enquanto a B ganhou 10 a A ficou-se nas 9! Vitória moral, talvez?
Publicado por: Margarida às junho 11, 2006 10:28 PM
Há gente que nunca será capaz de entender o que é isso de ter princípios. Se eu disse que nunca entrarei onde haja censura ou inscrições prévias é assim tão difícil de entender porque é que não entro em certos blogs? Ah! E também sou eu que escolho onde, quando e como participar. Sempre.
Mas estava-se era a discutir a "primeira vitória da corrente democrática, aberta, moderna, que aposta no futuro sem negar o passado"...esqueceu-se então a Faria que no caso das Direcções de Zona essa tal primeira vitória se traduziu afinal na primeira derrota. Enquanto a B ganhou 10 a A ficou-se nas 9! Vitória moral, talvez?
Publicado por: Margarida às junho 11, 2006 10:28 PM
Rui, logo no primriro dia que entras no Troll, tens que levar com o nosso CV...presumo que não estaria interessado por aí além, mas a Margarida tem alguns tiques. Não é capaz de os perder assim do pé para a mão.
Ah e não te admires de ela só usar os apelidos...é outro tique.
A verdadeira Margarida (depois há os clones que fazem as folgas...) nunca diz o Daniel ou a Isabel...nunca. Só a Faria e o Arruda...confesso que não sei explicar...Mas deve ser imortante para ela. E a gente não quer que lhe falte nada. Eu sou, portanto a Faria, para a Margarida. para as pessoas normais, para os meus amigos, para quem passa pelo Blog apenas com o prazer de discutir ideias sou a Isabel. Portanto, Rui, bem vindo ao Troll. Eu sou a Isabel.
Publicado por: isabel faria às junho 11, 2006 11:00 PM
Tive 24 horas sem cá vir e deparo-me co 25 comentários a uma posta que nada tem de polémico. A lista A ganho, ninguém impugnou, as eleições para o SPGL. Vitória limpa e sem espinhas. De 4 direcções regionais ganhou 3.
Não percebo qual o tema. Já vi qu o meu nome veio aí á baila nos comentários. Mas vindo da Luísa que assina Margarida e que foi corrida das ORT's da TAP já nada me espanta.
Publicado por: Daniel Arruda às junho 11, 2006 11:01 PM
Tive 24 horas sem cá vir e deparo-me co 25 comentários a uma posta que nada tem de polémico. A lista A ganho, ninguém impugnou, as eleições para o SPGL. Vitória limpa e sem espinhas. De 4 direcções regionais ganhou 3.
Não percebo qual o tema. Já vi qu o meu nome veio aí á baila nos comentários. Mas vindo da Luísa que assina Margarida e que foi corrida das ORT's da TAP já nada me espanta.
Publicado por: Daniel Arruda às junho 11, 2006 11:11 PM
NADA SERÁ COMO DANTES NO SPGL!
Ganhar nas urnas, perder na secretaria
(…) Entregues pelos CTT (77), recebidos em mão (366)
A nossa lista, que já havia questionado aspectos processuais relativos ao voto por correspondência, verificou, no acto de apuramento dos resultados, graves irregularidades em diversas situações de recolha desses votos (…).
Outra gravíssima irregularidade verificou-se nas operações precedentes do escrutínio, quando a própria Comissão Eleitoral deliberou, com a oposição da Lista B, validar 108 votos por correspondência acompanhados de documentos sem assinatura.
Tenciona a Lista B interpor recurso (…)
Lei o resto aqui:
Publicado por: Margarida às junho 12, 2006 05:17 PM
Tenciona a lista b interpor recurso sobre os resultados.
Nada mais justo, veremos é se leva á frente as declarações bombásticas, e tem coragem de assumir o que escrevem aqui no comunicado.
Eu sou sempre defensor de eleições claras, por isso denunciei a manobra do PCP em Almada e em Sesimbra nas ultimas autarquicas.
Verdade que o tribunal não aceitou o protesto por questões pocessuais, espero que no caso do SPGL, seja tudo devidamente esclarecido, para mostrar ao PCP, que a verdadeira esquerda, gosta de ganhar MAS SEM BATOTA.
Publicado por: a.pacheco às junho 12, 2006 10:10 PM
Que me lembre a Assembleia de Apuramento Geral indeferiu todos os pedidos de recontagem para todas as freguesias de Almada por falta de fundamentação dos mesmos pedidos e não tenho ideia do que é que se passou em Sesimbra que era,lembro-lhe uma autarquia do PS. Trazer agora para aqui Almada e Sesimbra o que é que tem a ver com as eleições do SPGL? E se gostam de ganhar sem batota porque é que foram cúmplices? Só a Lista B, pelo menos até à data é que anunciou recorrer.
Publicado por: Margarida às junho 12, 2006 11:51 PM
Que me lembre a Assembleia de Apuramento Geral indeferiu todos os pedidos de recontagem para todas as freguesias de Almada por falta de fundamentação dos mesmos pedidos e não tenho ideia do que é que se passou em Sesimbra que era,lembro-lhe uma autarquia do PS. Trazer agora para aqui Almada e Sesimbra o que é que tem a ver com as eleições do SPGL? E se gostam de ganhar sem batota porque é que foram cúmplices? Só a Lista B, pelo menos até à data é que anunciou recorrer.
Publicado por: Margarida às junho 12, 2006 11:54 PM
Que me lembre a Assembleia de Apuramento Geral indeferiu todos os pedidos de recontagem para todas as freguesias de Almada por falta de fundamentação dos mesmos pedidos e não tenho ideia do que é que se passou em Sesimbra que era,lembro-lhe uma autarquia do PS. Trazer agora para aqui Almada e Sesimbra o que é que tem a ver com as eleições do SPGL? E se gostam de ganhar sem batota porque é que foram cúmplices? Só a Lista B, pelo menos até à data é que anunciou recorrer.
Publicado por: Margarida às junho 12, 2006 11:56 PM
Exactamente só recorre quem acha que tem motivos para recorrer.
Em Almada a tia Emilia contentinha com a sua maioria absoluta, nem quis ouvir falar em recontagem, como o Bloco se sentiu ROUBADO, reclamou, o tribunal não deu razão ,nas isso não significa que a contagem tenha sido limpa.
Veremos se aqui no SPGL tudo se passa nos conformes, uma coisa fiquei admirado, a lista b tem tantos reformados, pessoas estimaveis sem dúvida, mas é assim tão dificil conseguir pessoas no activo, ou agora vai ser moda nas listas do PCP.
Já estou a ver aqui alguns amigos de Campolide, antigos metalurgicos já reformados, a serem de novo chamados ás listas sindicais.
Não estou a desconversar, mas lá que os reformados deveriam ter maneira de participar activamente na vida publica, como cidadãos activos sem ser em listas sindicais, mas se calhar sou eu que estou errado.
Publicado por: a.pacheco às junho 13, 2006 12:59 AM
Se é você mesmo quem fala em desconversar...
Publicado por: Margarida às junho 13, 2006 01:33 PM
Sim mas o que me preocupa é ver mais 11 neo-nazis presos e libertados logo a seguir, por terem agredido no passado dia 10, 4 jovens,que confraternizavam no Cais do Sodre.
Depois do criminoso Machado, ter tido tempo de antena, concedido pelo sr. Luis Marinho, depois de sabermos que agressões de todo o tipo levadas a cabo por esta corja, em Viseu contra homossexuais, em Peniche , em Lisboa, o que se começa a perguntar, é o porquê desta mão branda da justiça.
Aqui está um bom tema , para todos os democratas se preocuparem, o direito em Portugal rimou e rima com direita.
Quanto ao SPGL, veremos o que ditará a tal dita reclamação da lista b, SE ELA VIER A EXISTIR.
Como se viu em Almada a reclamação não foi atendida, e eram votos LIVREMENTE expressos, e ainda estou para saber porque é que as folhas dos resultados da freguesia de Cacilhas, afixadas depois da contagem, foram retiradas, e os resultados publicamente afixados, não correspondiam á acta.
Um pormenor de somenos, mas por isso fazia todo o sentido recontar os votos e clarificar a situação, mas isso o PCP não lhe interessava, então era lá possivel que a TI Emilia perdesse a maioria absoluta, e ainda por cima para o Bloco, se ainda fosse para o PSD, ficava tudo entre amigos....
Publicado por: a.pacheco às junho 13, 2006 03:36 PM
A Assembleia de Apuramento Geral indeferiu todos os pedidos de recontagem para todas as freguesias de Almada por falta de fundamentação dos mesmos pedidos; repito, a Assembleia de Apuramento Geral indeferiu todos os pedidos de recontagem para todas as freguesias de Almada por falta de fundamentação dos mesmos pedidos.
Publicado por: Margarida às junho 13, 2006 07:43 PM
Indeferiu, porque não havendo uma reclamação por escrito logo a seguir á entrega das actas, por norma a assembleia de apuramento NUNCA valida reclamações.
O que não quer dizer, que elas não sejam pertinentes e tenham razão.
BUROCRACIAS Á PORTUGUESA.
É a boa fé do Bloco, mas vamos aprendendo, vamos aprendendo, e podem estar certos, em pròximos actos eleitorais já não seremos tão confiantes, na lisura democratica de certos senhores.
Publicado por: a.pacheco às junho 13, 2006 09:31 PM
A Assembleia de Apuramento Geral indeferiu todos os pedidos de recontagem para todas as freguesias de Almada por falta de fundamentação dos mesmos pedidos; repito, a Assembleia de Apuramento Geral indeferiu todos os pedidos de recontagem para todas as freguesias de Almada por falta de fundamentação dos mesmos pedidos.
Publicado por: Margarida às junho 13, 2006 10:18 PM
Esperemos que a comissão de controle das eleições do SPGL não indefira a reclamação da lista B por FALTA DE FUNDAMENTO....
Publicado por: a.pacheco às junho 13, 2006 10:26 PM
Não conhecia este site. ou blog. Algumas das questões comentadas pelos intervenientes exigem o conhecimentode alguns factos. A minha intervenção é só nesse sentido: dar os dados necessários para as análises necessárias:
- Sobre os vortos por correspondência nas eleições do SPGL: - são votos enviados aos sócios que dificilmente terão na sua escola mesa de voto: aposentados, "fora de zona", superior, particular, desempregados. Receberam em casa o boletim de voto para devolverem, seguindo instruções que garantem a total segurança e confidencialidade do voto.. Podem enviá-los Via CTT ou entregando pessoalmente ou através de outro sócios os envelopes na sede ou delegações do SPGL. Como se verificou um enorme atraso nos CTT, a Comissão Eleitoral, com inteiro apoio da Lista B, apelou, através de anúncio publicado em jornais de grande expansão, a que os votos por correspondência nâo fossem enviados por CTT mas entregues em mão. Tudo límpido e transparente. São estes votos que a Lista B agora quer anular. De resto, estes procedimentos estão claramente descritos e aprovados na Metodologia, expressamente aceite pela Lista B antes das eleições! Uma última nota: o mandatária da lista B é o Manuel André. Pelas responsabilidades que assumiu- e bem- no ensino particular foi, até estas eleições, um dos que mais recorreu - e legitimamente- a este modelo por voto por correspondência. Agora,porque lhe convém. parece ser-lhe útil "reconhecer" que andou quase trinta anos a cometer "fraudes"!
Publicado por: António Avelãs às junho 18, 2006 02:27 PM
António, antes de mais, bem vindo.
Obrigado pelos esclarecimentos. Sempre achei que quem melhor pode falar da nossa casa...é quem lá mora. Ninguém melhor do que o António para nos deixar estes esclarecimentos.
Por razões óbvias, não vou aqui repetir o que conheço dos métodos que o António agora pode verificar no seu Sindicato. Digo-lhe,apenas, que os conheço muito, demasiado bem. Há muito, demasiado tempo.
Já que não conhecia o Troll, dir-lhe-ei também que é minha intenção não deixar cair aqui o que se passa entre os professores, no geral e no SPGL, em particular. Há tempos tinha escrito um post sobre as declarações da Ministra, posteriormente um em que discordava da data da Greve, por fim este em que o António comenta. Faço-o como cidadã. Como mãe. Com total liberdade e, espero, com suficiente responsabilidade. Contrariamente a quem por aqui passa, e difama e agride, usando o conforto cobarde do anonimato, e que o António teve oportunidade de ver, neste post, uma "nesguinha".
Para salvaguarda dos ideais de Liberdade e da Transparência, espero que levem a bom porto o barco da Democracia, no SPGL. E que a verdade dos votos e da vontade dos professores vença quem não aprende a aceitar uns e a outra, Democraticamente.
(Já agora, só uma nota: durante todo o dia não tenho conseguido aceder ao vosso site na Net.Dá continuamente a informação de página não disponível).
Publicado por: isabel faria às junho 18, 2006 05:54 PM
A participação de Avelãs, que quer ser eleito Presidente por correspondência, veio dar supostas informações, que no essencial não correspondem à verdade:
O que despoletou a contestação dos votos por correspondência foi o seu uso abusivo deste meio por candidatos da lista A. Porque foram recolhidos em mão por dirigentes sindicatos, mediante um contacto telefónico prévio com os sócios, para que não votassem nas mesas que elas próprias iriam recolher os votos (conforme protestos entregues na Comissão Eleitoral e que fazem parte do recurso da lista B).
A recomendação feita na CE era para que se colocasse no sítio do SPGL uma chamada de atenção sobre o atraso na chegada dos votos e que os sócios deviam votar condicionalmente. Aliás, o anúncio público que é da responsabilidade exclusiva da Mesa da Assembleia Geral sem ouvir a lista B, contempla como primeira opção: “ recomendamos que, sempre que possível, os associados recorram ao voto directo e m urna” (conforme anúncio que está no sítio do SPGL na secção eleições). Não se diz que dirigentes vão buscar votos a escolas e a casa, como aconteceu.
Tudo mais não merece nenhum comentário! As opiniões ficam para quem as profere e serão julgadas por quem de direito. Não será por acaso que mais de 50% dos sócios não votou na lista de Avelãs.
Ricardo
Publicado por: Ricardo às junho 20, 2006 03:37 PM
Ricardo, para quem está de fora, a diferença na credibilidade entre as informações do António Avelãs e as suas, está, apenas (!!!)no que separa um comentário assinado de um anónimo.
Para quem está de fora atrevo-me, no entanto, a dizer que significativo é a percentagem de quem não votou...mas isso é para quem está de fora.
Mas só um esclarecimento, para tentar entender, mas mais do que 50% dos sócios votaram em alguma lista? Votaram?
Mais de 50% dos portugueses não votaram em Cavaco Silva...estou safa? Não o tenho como Presidente da República?
Publicado por: isabel faria às junho 20, 2006 04:00 PM
A participação de António Avelãs, que quer ser eleito Presidente por correspondência, veio dar supostas informações, que no essencial não correspondem à verdade:
1- O que despoletou a contestação dos votos por correspondência foi o seu uso abusivo deste meio por candidatos da lista A. Votos que foram recolhidos em mão por dirigentes sindicais, mediante um contacto telefónico prévio com os sócios, para que não votassem nas mesas que elas próprias iriam recolher os votos (conforme protestos entregues na Comissão Eleitoral e que fazem parte do recurso da lista B).
2- A recomendação feita na CE era para que se colocasse no sítio do SPGL uma chamada de atenção sobre o atraso na chegada dos votos e que os sócios deviam votar condicionalmente. Aliás, o anúncio público que é da responsabilidade exclusiva da Mesa da Assembleia Geral sem ouvir a lista B, contempla como primeira opção: “ recomendamos que, sempre que possível, os associados recorram ao voto directo e m urna” (conforme anúncio que está no sítio do SPGL na secção eleições). Não se diz que dirigentes vão buscar votos a escolas e a casa, como aconteceu.
3- A título de informação, referir que na Comissão Eleitoral, a votação do recurso da Lista B teve o seguinte resultado: 61 votos a favor, 64 contra e 29 abstenções.
3- Tudo mais não merece nenhum comentário! As opiniões responsabilizam quem as profere e serão julgadas por quem de direito: os sócios. Não será por acaso que mais de 50% dos sócios não votou na lista de Avelãs, mostrando claramente que rejeitam as propostas, orientações e a concepção sindical da actual direcção.
Publicado por: Ricardo às junho 20, 2006 09:05 PM
O SPGL NA ENCRUZILHADA
A vitória à tangente da coligação de “renovadores” e “socialistas” nas eleições para o Sindicato de Professores da Grande Lisboa, no dia 6 de Junho, contestada pela lista patrocinada pelo PCP e podendo inclusive vir a ser impugnada, reflecte o sentimento de repúdio generalizado face à situação a que se chegou ao fim de 15 anos de gerências de Paulo Sucena. De facto, especialmente nos seus dois últimos mandatos, a direcção “sucenista” atolou-se num “sindicalismo de via reduzida”, contraditório, prenhe de vácuas proclamações “progressistas”, acompanhadas na prática pelo afastamento do sentir das escolas e dos professores, pela desmobilização de lutas e desconvocação de greves, trocadas pelo “diálogo responsável” com o governo e o ME, culminando invariavelmente em monumentais acordos de traição, semeando assim a descrença e o fatalismo derrotista numa classe docente, já de si em posições cada vez mais recuadas frente aos brutais ataques desencadeados pelos sucessivos governos.
Paralelamente, tornou-se corriqueiro o atropelo estatutário e legal, o incumprimento pela direcção de decisões das assembleias de sócios e delegados, o reforço da blindagem estatutária, a acumulação de cargos e abusos nos mesmos, o prolongamento dos mandatos, o veto político às propostas dissonantes, a censura à informação sindical e até os processos disciplinares a quem teimava em lutar, apontando outro caminho. Neste mês, em que a precariedade persiste sem fim à vista e o desemprego docente atinge já o fantástico número de 60.000 professores, numa altura em que a vida das escolas foi desregulamentada, em que se fecham milhares de escolas públicas pelo país e em que o governo anuncia a destruição dos estatutos de carreira docente, mais do que nunca urge reverter a situação e apontar autênticos rumos de resistência e luta à classe docente. Como fez a lista do Autonomia Sindical nestas eleições, exigindo a manutenção de todos os direitos consagrados nos actuais ECD’s; vinculação dinâmica dos professores contratados igual para todos; defesa intransigente da gestão democrática; equiparação das pensões de aposentação aos salários do activo; extensão do subsídio de desemprego aos docentes do Ensino Superior; revogação dos despachos de desorganização da vida das escolas e dos professores; melhores condições de ensino – máximo de 20 alunos por turma –, e um sindicalismo autónomo, democrático e combativo.
P. Ambrósio, sócio Nº 55177
Delegado Sindica; membro da Frente de Contratados do SPGL desde 1999
Publicado por: Paulo Ambrósio às junho 23, 2006 01:58 AM
O SPGL NA ENCRUZILHADA
A vitória à tangente da coligação de “renovadores” e “socialistas” nas eleições para o Sindicato de Professores da Grande Lisboa, no dia 6 de Junho, contestada pela lista patrocinada pelo PCP e podendo inclusive vir a ser impugnada, reflecte o sentimento de repúdio generalizado face à situação a que se chegou ao fim de 15 anos de gerências de Paulo Sucena. De facto, especialmente nos seus dois últimos mandatos, a direcção “sucenista” atolou-se num “sindicalismo de via reduzida”, contraditório, prenhe de vácuas proclamações “progressistas”, acompanhadas na prática pelo afastamento do sentir das escolas e dos professores, pela desmobilização de lutas e desconvocação de greves, trocadas pelo “diálogo responsável” com o governo e o ME, culminando invariavelmente em monumentais acordos de traição, semeando assim a descrença e o fatalismo derrotista numa classe docente, já de si em posições cada vez mais recuadas frente aos brutais ataques desencadeados pelos sucessivos governos.
Paralelamente, tornou-se corriqueiro o atropelo estatutário e legal, o incumprimento pela direcção de decisões das assembleias de sócios e delegados, o reforço da blindagem estatutária, a acumulação de cargos e abusos nos mesmos, o prolongamento dos mandatos, o veto político às propostas dissonantes, a censura à informação sindical e até os processos disciplinares a quem teimava em lutar, apontando outro caminho. Neste mês, em que a precariedade persiste sem fim à vista e o desemprego docente atinge já o fantástico número de 60.000 professores, numa altura em que a vida das escolas foi desregulamentada, em que se fecham milhares de escolas públicas pelo país e em que o governo anuncia a destruição dos estatutos de carreira docente, mais do que nunca urge reverter a situação e apontar autênticos rumos de resistência e luta à classe docente. Como fez a lista do Autonomia Sindical nestas eleições, exigindo a manutenção de todos os direitos consagrados nos actuais ECD’s; vinculação dinâmica dos professores contratados igual para todos; defesa intransigente da gestão democrática; equiparação das pensões de aposentação aos salários do activo; extensão do subsídio de desemprego aos docentes do Ensino Superior; revogação dos despachos de desorganização da vida das escolas e dos professores; melhores condições de ensino – máximo de 20 alunos por turma –, e um sindicalismo autónomo, democrático e combativo.
P.Ambrósio
Deleago Sindical
Membro da Frente de Contratados do SPGL desde 1999
Publicado por: Paulo Ambrósio às junho 23, 2006 02:04 AM
Só para reflectir... Os votos entrados nas urnas deram 3456 (45,5%) votos à lista B e 3427 (45%) à lista A. Os votos por correspondência (77 enviados pelos CTT e 366 recolhidos em mão por dirigentes) deram 295 (66,4%) votos à lista A e 139 (31,3%)votos à lista B. Não vos parece estranho que os eleitores por correspondência manifestem uma tendência de voto tão diversa dos restantes eleitores que participaram com o seu voto nas urnas? Também é interessante que sobre a lista A se diga que é aberta, plural e de unidade porque tem candidatos oriundos e identificados com diversos partidos. Sou candidata da lista B, contactei diversos sócios para integrarem esta lista e gostava que me trouxessem um que diga em que momento lhe perguntei pela sua filiação partidária, religiosa, desportiva ou outra... A unidade no movimento sindical constrói-se em torno de princípios e não através de um mero somatório de origens partidárias ou ignoram que uma boa parte dos portugueses, logo também dos professores, não tem filiação partidária? Tendo-se apurado um conjunto de irregularidades processuais relativos à recolha dos votos por correspondência, a lista B interpôs um recurso à MAG pedindo a anulação destes votos. A MAG (maioritariamente "A") declarou-o improcedente. A lista B interpôs novo recurso para ir a apreciação da Assembleia Geral de Sócios, tal como previsto nos estatutos do SPGL. A MAG decidiu não convocar a Assembleia G. Sócios alegando que este recurso tinha sido interposto fora de prazo (o que o registo dos CTT prova como falso). Só há uma leitura possível. A Lista A está com medo de enfrentar a decisão dos sócios. Porquê? Naturalmente porque sabe como construiu o resultado desses votos por correspondência. Sabem... é que a liberdade de opção é diferente quando o nosso voto é entregue numa mesa de voto com representantes de todas as listas (logo isenta) ou entregue na mão de um dirigente que é também candidato de uma das listas. Mas não se preocupem... ainda não desistimos. Está já em curso um processo de destituição dos corpos gerentes e simultaneamente uma acção em tribunal de impugnação. Só uma nota final ... não posso deixar de estranhar este posicionamento de pessoas que parecem identificar-se com o BE de defesa da Lista A. Então já se esqueceram a forma como foram tratados, por exemplo, na comissão de Contratados que praticamente foi neutralizada? Então o discurso muitas vezes radical de confronto com a direcção (maioritariamente da actual lista A) era só faxada para nela entrarem mais à frente? Alguma vez se preocuparam realmente em defender os professores ou era só uma jogada táctica para chegarem "lá"(leia-se ao poder, à direcção)?
Publicado por: Rosa às junho 25, 2006 04:14 AM
Do que tem medo a Dra. Ana Carita, responsável única pela tomada de posse de 2ª feira, que a levou a:
- convocar a tomada de posse sem ouvir os restantes mebros da MAG, apesar de com eles estar reunida na 6ª feira ao final da tarde;
- convocar a tomada de posse numa sexta feira à noite para uma segunda feira à tarde;em muitos casos via sms ou mail;
- ainda hoje, domigo, alguns eleitos não FORAM convocado para a tomada de posse
Pressa esta que não se teve em responder ao protesto da lista B lhe foi entregue sobre a Nota da Direcção sobre o acto eleitora.
NÃO PODE VALER TUDO!!!!
Publicado por: Ricas às junho 25, 2006 03:12 PM
Do que tem medo a Dra. Ana Carita, responsável única pela tomada de posse de 2ª feira, que a levou a:
- convocar a tomada de posse sem ouvir os restantes mebros da MAG, apesar de com eles estar reunida na 6ª feira ao final da tarde;
- convocar a tomada de posse numa sexta feira à noite para uma segunda feira à tarde;em muitos casos via sms ou mail;
- ainda hoje, domigo, alguns eleitos não FORAM convocado para a tomada de posse
Pressa esta que não se teve em responder ao protesto da lista B lhe foi entregue sobre a Nota da Direcção sobre o acto eleitora.
NÃO PODE VALER TUDO!!!!
Publicado por: Ricas às junho 25, 2006 03:13 PM
Assunto: SPGL com Direcção Provisória
Resumindo e concluindo : neste momento o SPGL tem uma direcção provisória (e por isso "sobre brasas") até à decisão da Assembleia Geral de Sócios para destituição dos Corpos Gerentes, e/ou da douta sentença do "homem de preto". Este período de gestão provisória, atendendo aos prazos estatutários (Artº 53º e Artº 55º) e às usuais demoras legais nestes casos, deve estender-se pelo menos pelos próximos 5 meses.
Período de tempo que deve e tem de ser aproveitado por todos os activistas, delegados, Frentes de Trabalho e Dirigentes de zona e região para pressionar a Direcção Central no sentido do acatamento das decisões das últimas AGS's, particularmente nos aspectos de exigência do endurecimento da luta contra a ofensiva e a equipa ministerial.
Paulo Ambrósio
Publicado por: Paulo Ambrósio às julho 5, 2006 03:01 PM